Era um dia repleto de atividades e movimento aquele que aguardava os participantes da Portalegre IA Academy. Pela manhã uma visita ao Aeródromo de Ponte de Sôr, onde os esperava uma formação e uma visita à empresa de drones Tekever e a tarde estava reservada para atividades náuticas na barragem de Montargil.

Conhecer o Aeródromo

Chegados ao Aeródromo de Ponte de Sôr, fomos recebidos pela técnica do Gabinete de Inovação e Planeamento Estratégico da Câmara Municipal, Cláudia Rodrigues, que partilhou com os estudantes algumas curiosidades acerca do mesmo e sobre a localidade. Além de dar a conhecer aos participantes a "estratégia" por trás do Aeródromo e tudo "aquilo que tem sido feito" num concelho cuja atividade aeronáutica remonta há 100 anos, estes tiveram uma formação com o elemento da Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sôr (ACIPS), Ricardo Silva, direccionada para a Inteligência Artificial.

 

Foto Fatia artigo PIA 3 Aerodromo

 

Antes desta formação, ficámos também a conhecer a ACIPS, através da sua diretora, Ana Rita Dias, que nos deu a conhecer alguns dos projetos dinamizados por esta associação. Um destes projetos, é o "Bairro@Ponte", um projeto que criou o "primeiro bairro comercial digital" desta cidade e que assim promove a "digitalização da economia local".

Visitar a Tekever

No Aeródromo de Ponte de Sôr também se encontram instaladas diversas empresas, sendo uma delas a empresa de fabrico de drones Tekever. Percorremos a fábrica, vendo o processo de produção de alguns dos seus drones, como o AR-5 e o AR-4, conhecendo também o papel destes aparelhos aéreos não-tripulados na área da vigilância.

Além da construção de drones, a Tekever também tem operações na área do espaço e digital.

 

Foto fatia artigo PIA3

  


A aeronáutica e uma cidade ligadas

A história da aviação em Ponte de Sôr inicia-se no ano de 1919, com a iniciativa do Exército Português na altura de criar um centro de aviação. Depois da criação do Campo de Aviação, realizaram-se aqui espetáculos aeronáuticos e batismos de voo até à sua extinção, em 1939. Em 2000, com a criação de um cluster aeronáutico, começou-se a atrair fabricantes de ultraleves para o munícipio, com a construção do aeródromo municipal a iniciar-se em 2003. 
Fontes: Município de Ponte de Sôr e Aeródromo de Ponte de Sôr


 

Foto Artigo PIAcademy3

Diversão na barragem

Feita a pausa para o almoço volante, a próxima paragem era a barragem de Montargil. Atividades não faltaram para os 50 alunos do ensino secundário e profissional que se deslocaram até à Portalegre IA Academy, que tinham à sua espera momentos de canoagem, stand-up paddle e uma bóia de tração. Depois dos briefings e de colocar os coletes, era altura de ir para água e seguir as indicações dos instrutores para um conjunto de experiências memoráveis.

O dia de amanhã espera-se igualmente preenchido, com a manhã a ser dedicada à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a tarde será no campus do Politécnico de Portalegre, com visitas à Escola Superior de Saúde (ESS) e à Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design, com a noite a ser dedicada ao já tradicional sunset.

 


  
TESTEMUNHO

«É uma academia que nos dá a entender uma realidade que agora está muito presente nas nossas vidas.»

 

DSC 5863 

 

“É uma academia que nos dá a entender uma realidade que agora está muito presente nas nossas vidas. A Inteligência Artificial (IA), está em muito do que nós fazemos e nem nos apercebemos. Aqui estamos a aprender como utilizar a IA para outras tarefas da nossa vida. Gostei bastante da atividade onde utilizámos o ChatGPT para explorar a área que queríamos seguir. Também deu para conhecer melhor o meu colega do lado, que estava interessado em seguir a mesma área."

Ana Raposo, 17 anos, estudante da Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja